Como escolher uma solução fiscal para minha organização

Leia a nossa matéria e saiba oque devemos levar em consideração ao escolher um software fiscal para a nossa organização.

Como escolher uma solução fiscal para minha organização

Como escolher um software fiscal 

Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia no cenário corporativo revolucionou a forma como os profissionais realizam as operações empresariais, de modo geral. Uma das áreas mais impactadas por esse salto da tecnologia, foram os setores contábil e fiscal.  

No momento que o Projeto SPED fez com que fossem abandonados os livros e registros físicos, os profissionais contábeis e tributários passaram a ter uma atividade muito mais sinérgica com os sistemas e softwares.  

Neste ponto é que devemos colocar nossa atenção: O que vai definir se o trabalho do setor fiscal será produtivo, sem complicações e retrabalhos e ainda por cima permita um crescimento organizacional, é o quanto o software fiscal está atendendo as necessidades do usuário.   

Se seu sistema de emissão e gestão fiscal exige etapas complexas e burocráticas para a realização das rotinas de trabalho, ou não forneça segurança aos dados transacionados, sua empresa está perdendo oportunidades de crescimento e se expondo a riscos. 


Quer baixar um resumo deste post, em PDF? Clique aqui para fazer o download!


 

Oque uma solução fiscal precisa ter para gerar o crescimento do setor fiscal 

Quando uma organização resolve adotar um software fiscal, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora da escolha. As principais perguntas que devemos nos fazer, são:  

Leia também: Solução Fiscal: 5 motivos para implantar uma na sua empresa, e conheça 5 motivos para implantar uma solução fiscal na sua empresa, e leve o setor fiscal para um novo nível. 

Este software atende todas as obrigações que minha empresa necessita entregar? 

Quando se escolhe uma solução fiscal empresarial, deve se ter clareza sobre todas as obrigações fiscais que a empresa deve apresentar. Quando se escolhe um software de gestão fiscal que não atende alguma obrigação ou imposto a qual a empresa deve contribuir, será necessário conseguir algum outro fornecedor para essa demanda específica, o que além de gerar mais custos, também descentraliza as fontes de informação, e torna-se um complicador para os usuários.  

A Solução Fiscal escolhida é totalmente integrada ao ERP da empresa? 

O ERP é o Sistema Integrado de Gestão de uma empresa. Nele serão controladas as demandas mais importantes da organização, como finanças, produção compras, estoque, etc.  

Porém, o Brasil possui uma realidade tributária diferente de qualquer outro país, o que faz com que os grandes ERP’s mundiais, necessitem de uma solução fiscal para atender as demandas tributárias brasileiras.  

Desta forma, é importante se atentar para a uma solução fiscal que possibilite uma perfeita integração ao seu ERP, tendo em vista que a solução fiscal consumirá os dados que ele fornecerá, para poder gerar os documentos fiscais.  

Se não houver uma integração entre o ERP e a Solução Fiscal, não existirá uma conformidade nas informações apresentadas ao fisco, o que gera risco de multas a organização. 

Em muitos casos, sem a possibilidade de ter os sistemas integrados de forma eficiente, os colaboradores do setor fiscal precisam realizar tarefas manuais e complexas para conseguirem entregar as obrigações em dia.  

A solução fiscal escolhida pode ser operada de forma simples?  

As obrigações e declarações tributárias, em muitos casos, são complexas e tratam de grandes volumes de dados e diversos cenários que podem tornar o processo de sua geração, muito trabalhoso. Neste sentido, um software fiscal que organiza e facilita a gestão de todas as informações torna-se um grande aliado da equipe tributária.  

Por outro lado, se a ferramenta possuir um uso complexo, necessitar de diversas etapas de processamento, ou não gere segurança as informações trabalhadas, ela irá gerar muito mais retrabalho e complicações aos usuários, do que realmente ser um diferencial positivo a operação.  

Uma solução fiscal deve ser uma fonte de apoio aos usuários, e não um complicador as suas atividades.  

O fornecedor do software fiscal fornece suporte?  

Outro ponto de muita importância, é se sua organização receberá suporte do fornecedor da sua solução fiscal. Muitas organizações possuem cenários tributários muito individuais, e certas mudanças específicas na legislação, podem afetar diretamente em suas nas regras tributárias. Em outras situações, a empresa também pode aumentar ou modificar suas operações, o que incorre em diferentes tributos e cenários legais.  

Quando existe um canal de comunicação facilitado entre empresa e fornecedor da solução fiscal, o alinhamento e desenvolvimento para quando ocorra alguma destas mudanças, é muito mais simples e eficaz.  

Se houver uma expansão de equipe e/ou operação, seu parceiro de software fiscal também poderá auxiliar no treinamento e planejamento de novas operações, tendo em vista que possuem o conhecimento, não só da ferramenta como também da legislação fiscal.  

Por que a solução fiscal da Synchro é perfeita para sua empresa  

Levado em consideração os pontos que levantamos anterior na matéria, iremos agora mostrar o porquê de a solução fiscal da Synchro ser tão importante para o crescimento da sua organização: 

Este software atende todas as obrigações que minha empresa necessita entregar?  

A solução fiscal Synchro é uma ferramenta completa no que diz respeito ao cenário tributário brasileiro, atendendo diversas obrigações a nível federal, estadual e municipal. Tendo essa abrangência, a organização não precisará de ferramentas diferentes para cada um dos impostos ao qual for obrigada, centralizando e tendo um único canal para todas essas demandas.  

A Solução Fiscal escolhida é totalmente integrada ao ERP da empresa? 

A Synchro tem sua solução integrada aos ERPs líderes no Brasil e no mundo, como Oracle, SAP e Infor. 

Além de integrações prontas e em uso por inúmeras empresas, a Synchro dispõe de um módulo genérico de integração (open interface), que permite a ligação com outros ERPs, bem como a sistemas legados, em tempo de projeto. 

A solução fiscal escolhida pode ser operada de forma simples? 

Nossas soluções fiscais são desenvolvidas com as últimas tendências tecnológicas de mercado (SOA, WEB, multiplataforma, multibanco), com ambientes e interfaces muito mais intuitivas e com processos simples.  Outro diferencial são manuais de uso que permitem ao usuário ter acesso às informações de funcionamento da ferramenta, sempre que necessário.  

O fornecedor do software fiscal fornece suporte? 

Este é um dos principais pontos diferenciais que podemos destacar.  

Para que uma empresa consiga manter sua as soluções fiscais atendendo aos novos requisitos apresentados pelo governo e funcionando de forma eficiente, torna-se uma necessidade constante mantê-la atualizada. 

Tornar a gestão de mudanças das aplicações Synchro e sua implementação uma tarefa mais simples para as equipes de TI e Fiscal é o que a GESIF garante com seu atendimento de sustentação e suporte 

Com mais de 15 anos de experiencia em mais de 150 projetos entregues, a GESIF é a parceira perfeita para manter sua solução fiscal atuando com máxima performance.  

Como funciona nosso serviço de suporte e sustentação tributária:  

  • Calendário de Atualizações 

Planejamos as atualizações que a sua empresa necessitará em um período determinado, garantindo estar sempre conforme 

  • Atualização Proativa 

Nossa equipe trabalha diariamente acompanhando a legislação e as atualizações Synchro para garantir ao seu time foco total no negócio 

  • Central do Cliente 

Possuímos uma central do cliente com diversas funcionalidades para o acompanhamento e controle dos atendimentos prestados 

  • Eficiência e Disponibilidade 

Nossos consultores são capacitados para atender demandas de forma ágil e assertiva suportando nossos clientes 24/7 de forma segura e confiável 

 

Conclusão 

Se sua organização não possui uma Solução Fiscal que atenda todas suas necessidades e da sua equipe, nós recomendamos que você conheça as soluções da Synchro, clicando aqui.  Você poderá levar todos estes benefícios para a sua empresa.    

Quer saber mais sobre como a GESIF transformar a gestão fiscal da sua organização? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.  


Acompanhe o blog da GESIF e fique por dentro de notícias e matérias sobre o conteúdo tributário e fiscal.

 

Share this post