Solução Fiscal: 5 motivos para implantar uma na sua empresa

5 motivos para implantar uma solução fiscal

Solução Fiscal: 5 motivos para implantar uma na sua empresa

Veja como uma Solução Fiscal pode melhorar os resultados da sua empresa e reduzir riscos.

O salto de tecnologia no cenário corporativo que presenciamos nas últimas décadas causado por sistemas como o ERP, a Solução Fiscal, sistemas de automação, entre outros, revolucionou a forma como as empresas realizam suas operações de um modo geral. Diversos setores das organizações se transformaram graças ao acesso à tecnologia, tornado o dia a dia dos usuários muito mais produtivo e as informações da empresa acessíveis aos níveis de gestão.

Sem dúvidas, um dos setores que mais se desenvolveu com o crescimento da tecnologia foi o de contabilidade, que abandonou os livros físicos e passou a utilizar sistemas que lhe permitem controlar e registrar todas as transações realizadas pela organização.

Isso se deu por conta do projeto do governo de possuir um sistema que integrasse os dados fiscais e contábeis da empresa, facilitando seu próprio controle e reduzindo prazos de avaliação das obrigações acessórias. O programa em questão é o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que vem sofrendo alterações e recebendo incrementos até os dias de hoje.

Impactos para a Área Fiscal

A área fiscal por sua vez, tornou-se uma das mais integradas com a tecnologia, principalmente depois do advento da Nota Fiscal Eletrônica e do projeto SPED. O volume de dados do setor é grande, pois concentra todas as informações dos documentos fiscais de entrada e saída da empresa, e com os projetos da NFe e do SPED Fiscal se tornou viável trabalhar essa massa de dados com muito mais velocidade.

Com a dificuldade de apresentar as obrigações aos fiscos, que agora possuem uma atuação muito mais próxima das organizações, surgiu a necessidade de um sistema para a gestão tributária nas empresas.

A Solução Fiscal é a ferramenta responsável por consolidar todas as informações fiscais e tributárias da empresa com o objetivo de gerar as obrigações acessórias (SPED Fiscal, EFD Contribuições, ECD, ECF, entre outras).

Seus principais benefícios envolvem otimizar os processos relacionados ao setor fiscal e contábil, garantir maior agilidade na entrega de obrigações, gerar mais segurança de que os dados apresentados são consistentes e produzir um controle eficiente de quanto a organização está pagando de tributos.

Mas além destes benefícios citados, quais os reais motivos para minha empresa adquirir uma solução fiscal?

Quais são os 5 motivos para implantar uma solução fiscal para minha empresa?

Motivo 1: Aumento da Produtividade do Setor:

O número de normas, prazos e obrigações que um profissional da área fiscal precisa se responsabilizar é muito grande, fora que muitos processos acabam tornando-se maçantes e diminuindo a produtividade dos colaboradores.

Com a utilização de uma solução fiscal, os colaboradores têm grande aumento na produtividade podendo automatizar processos e possuir mais segurança na hora de realizar a entrega das obrigações.

Motivo 2: Repositório de Informações Fiscais da Empresa, possibilitando consultas e conferências a qualquer momento:

Imagine que sua empresa é autuada pelo Fisco, em decorrência de uma informação apresentada 5 anos atrás, em um mês específico. Como você conseguirá verificar se esta informação está correta ou não?

Uma solução fiscal eficiente, será um repositório de todas as informações fiscais da empresa, facilitando em caso de defesas de autuação, retificações ou análises relacionadas a créditos tributários.

Motivo 3: Cumprimento dos prazos das Obrigações:

Existem inúmeras obrigações fiscais no Brasil. Algumas das mais importantes e obrigatórias para a maioria dos contribuintes são o SPED Fiscal, SPED Contábil, EFD Contribuições, ECF, DIRF, CIAP, entre outras. Cada uma possui uma forma de apresentação e um prazo de entrega diferente. Caso não sejam cumpridos os prazos ou apresentadas informações incorretas, a empresa poderá ser autuada e multada.

Uma solução fiscal irá ajudar a padronizar a informação da forma como ela deve ser entregue ao fisco, além de gerar previsibilidade e aumento do controle sobre todas as rotinas e obrigações do setor.

Motivo 4: Consumo das informações fiscais e contábeis oriundas do ERP e de outros sistemas de forma eficiente:

O ERP da empresa, por ser um sistema especialista em gestão e backoffice muitas vezes não consegue administrar o repositório fiscal de forma eficiente, o que pode gerar maior tempo de geração das obrigações fiscais ou até erros na apresentação de informações.

A Solução Fiscal possui sua estrutura otimizada para os requisitos dos projetos do Governo, o que a torna a melhor opção para atendimento a estas demandas, sendo qual for o ERP. A integração pode ser feita com diversos ERPs de forma nativa, não gerando esforços adicionais para o setor de TI e garantindo o consumo de todos os dados presentes nos sistemas de origem.

Motivo 5: Conformidade fiscal em tempo real

Um sistema de gestão fiscal irá ajudar a sua empresa a conhecer e se adequar a todas as normas e legislações tributárias que se apliquem a suas operações. Por conta de ser especialista tributária, a Solução Fiscal tem o compromisso de estar de acordo com as normas tributárias vigentes, disponibilizando atualizações constantes conforme os Fiscos realizam as mudanças, reduzindo drasticamente a possibilidade de autuação por apresentação de erros no layout dos arquivos.

Após revisarmos estes itens, podemos perceber que os processos das áreas de contabilidade e tributos podem evoluir a um novo patamar com a utilização de uma boa solução fiscal.

Também podemos constatar que uma solução pode reduzir drasticamente o risco fiscal e a chance de a empresa receber autuações e multas por conta de entregas de obrigações incorretas ou fora do prazo.

Se sua organização não possui uma Solução Fiscal que atenda todas suas necessidades e da sua equipe, nós recomendamos que você conheça as soluções da Synchro, clicando aqui. Você irá conhecer a soluções fiscais Synchro, e poderá levar todos estes benefícios para a sua empresa.

A GESIF é implantadora das Soluções Fiscais da Synchro, podendo apoiar a transformação digital dos setores contábil e fiscal da sua empresa! Contate-nos para mais informações.


Acompanhe o blog da GESIF e fique por dentro de notícias e matérias sobre o conteúdo tributário e fiscal.


 

Share this post