Leia a nossa matéria e saiba oque devemos levar em consideração ao escolher um software fiscal para a nossa organização.
Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia no cenário corporativo revolucionou a forma como os profissionais realizam as operações empresariais, de modo geral. Uma das áreas mais impactadas por esse salto da tecnologia, foram os setores contábil e fiscal.
No momento que o Projeto SPED fez com que fossem abandonados os livros e registros físicos, os profissionais contábeis e tributários passaram a ter uma atividade muito mais sinérgica com os sistemas e softwares.
Neste ponto é que devemos colocar nossa atenção: O que vai definir se o trabalho do setor fiscal será produtivo, sem complicações e retrabalhos e ainda por cima permita um crescimento organizacional, é o quanto o software fiscal está atendendo as necessidades do usuário.
Se seu sistema de emissão e gestão fiscal exige etapas complexas e burocráticas para a realização das rotinas de trabalho, ou não forneça segurança aos dados transacionados, sua empresa está perdendo oportunidades de crescimento e se expondo a riscos.
Quando uma organização resolve adotar um software fiscal, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora da escolha. As principais perguntas que devemos nos fazer, são:
Leia também: Solução Fiscal: 5 motivos para implantar uma na sua empresa, e conheça 5 motivos para implantar uma solução fiscal na sua empresa, e leve o setor fiscal para um novo nível.
Quando se escolhe uma solução fiscal empresarial, deve se ter clareza sobre todas as obrigações fiscais que a empresa deve apresentar. Quando se escolhe um software de gestão fiscal que não atende alguma obrigação ou imposto a qual a empresa deve contribuir, será necessário conseguir algum outro fornecedor para essa demanda específica, o que além de gerar mais custos, também descentraliza as fontes de informação, e torna-se um complicador para os usuários.
O ERP é o Sistema Integrado de Gestão de uma empresa. Nele serão controladas as demandas mais importantes da organização, como finanças, produção compras, estoque, etc.
Porém, o Brasil possui uma realidade tributária diferente de qualquer outro país, o que faz com que os grandes ERP’s mundiais, necessitem de uma solução fiscal para atender as demandas tributárias brasileiras.
Desta forma, é importante se atentar para a uma solução fiscal que possibilite uma perfeita integração ao seu ERP, tendo em vista que a solução fiscal consumirá os dados que ele fornecerá, para poder gerar os documentos fiscais.
Se não houver uma integração entre o ERP e a Solução Fiscal, não existirá uma conformidade nas informações apresentadas ao fisco, o que gera risco de multas a organização.
Em muitos casos, sem a possibilidade de ter os sistemas integrados de forma eficiente, os colaboradores do setor fiscal precisam realizar tarefas manuais e complexas para conseguirem entregar as obrigações em dia.
As obrigações e declarações tributárias, em muitos casos, são complexas e tratam de grandes volumes de dados e diversos cenários que podem tornar o processo de sua geração, muito trabalhoso. Neste sentido, um software fiscal que organiza e facilita a gestão de todas as informações torna-se um grande aliado da equipe tributária.
Por outro lado, se a ferramenta possuir um uso complexo, necessitar de diversas etapas de processamento, ou não gere segurança as informações trabalhadas, ela irá gerar muito mais retrabalho e complicações aos usuários, do que realmente ser um diferencial positivo a operação.
Uma solução fiscal deve ser uma fonte de apoio aos usuários, e não um complicador as suas atividades.
Outro ponto de muita importância, é se sua organização receberá suporte do fornecedor da sua solução fiscal. Muitas organizações possuem cenários tributários muito individuais, e certas mudanças específicas na legislação, podem afetar diretamente em suas nas regras tributárias. Em outras situações, a empresa também pode aumentar ou modificar suas operações, o que incorre em diferentes tributos e cenários legais.
Quando existe um canal de comunicação facilitado entre empresa e fornecedor da solução fiscal, o alinhamento e desenvolvimento para quando ocorra alguma destas mudanças, é muito mais simples e eficaz.
Se houver uma expansão de equipe e/ou operação, seu parceiro de software fiscal também poderá auxiliar no treinamento e planejamento de novas operações, tendo em vista que possuem o conhecimento, não só da ferramenta como também da legislação fiscal.
Levado em consideração os pontos que levantamos anterior na matéria, iremos agora mostrar o porquê de a solução fiscal da Synchro ser tão importante para o crescimento da sua organização:
A solução fiscal Synchro é uma ferramenta completa no que diz respeito ao cenário tributário brasileiro, atendendo diversas obrigações a nível federal, estadual e municipal. Tendo essa abrangência, a organização não precisará de ferramentas diferentes para cada um dos impostos ao qual for obrigada, centralizando e tendo um único canal para todas essas demandas.
A Synchro tem sua solução integrada aos ERPs líderes no Brasil e no mundo, como Oracle, SAP e Infor.
Além de integrações prontas e em uso por inúmeras empresas, a Synchro dispõe de um módulo genérico de integração (open interface), que permite a ligação com outros ERPs, bem como a sistemas legados, em tempo de projeto.
Nossas soluções fiscais são desenvolvidas com as últimas tendências tecnológicas de mercado (SOA, WEB, multiplataforma, multibanco), com ambientes e interfaces muito mais intuitivas e com processos simples. Outro diferencial são manuais de uso que permitem ao usuário ter acesso às informações de funcionamento da ferramenta, sempre que necessário.
Este é um dos principais pontos diferenciais que podemos destacar.
Para que uma empresa consiga manter sua as soluções fiscais atendendo aos novos requisitos apresentados pelo governo e funcionando de forma eficiente, torna-se uma necessidade constante mantê-la atualizada.
Tornar a gestão de mudanças das aplicações Synchro e sua implementação uma tarefa mais simples para as equipes de TI e Fiscal é o que a GESIF garante com seu atendimento de sustentação e suporte
Com mais de 15 anos de experiencia em mais de 150 projetos entregues, a GESIF é a parceira perfeita para manter sua solução fiscal atuando com máxima performance.
Como funciona nosso serviço de suporte e sustentação tributária:
Planejamos as atualizações que a sua empresa necessitará em um período determinado, garantindo estar sempre conforme
Nossa equipe trabalha diariamente acompanhando a legislação e as atualizações Synchro para garantir ao seu time foco total no negócio
Possuímos uma central do cliente com diversas funcionalidades para o acompanhamento e controle dos atendimentos prestados
Nossos consultores são capacitados para atender demandas de forma ágil e assertiva suportando nossos clientes 24/7 de forma segura e confiável
Se sua organização não possui uma Solução Fiscal que atenda todas suas necessidades e da sua equipe, nós recomendamos que você conheça as soluções da Synchro, clicando aqui. Você poderá levar todos estes benefícios para a sua empresa.
Quer saber mais sobre como a GESIF transformar a gestão fiscal da sua organização? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.
Acompanhe o blog da GESIF e fique por dentro de notícias e matérias sobre o conteúdo tributário e fiscal.
Conheça o Synchro4ME, e entenda o que é, como funciona e por que ele pode…
Conexão com o Web Service da EFD-Reinf e revisão do conjunto de versões de protocolos…
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de…
No dia 10 de julho de 2025, o Portal da Nota Fiscal Eletrônica publicou a…
No dia 07 de julho de 2025, o Portal do SPED publicou a versão 3.1.9…
No dia 04 de julho de 2025, o Portal da Reforma Tributária publicou a Tabela…
This website uses cookies.