SAP TDF: O que é, soluções fiscais complementares e Synchro4TDF

SAP-TDF

SAP TDF: O que é, soluções fiscais complementares e Synchro4TDF

Frequentemente falamos aqui no blog sobre como o volume de informações recebido pela área fiscal é grande. Fora isso, muitas vezes, essas informações devem ser declaradas apenas alguns dias após o fechamento do período fiscal, tornando tudo ainda mais complicado.

Considerando essa complexidade, conseguimos intender a importância que um software de gestão fiscal tem para uma organização.

Mas se minha organização já possui um ERP, como posso fazer para integrar uma solução fiscal que eleve ainda mais o nível de eficiência do setor fiscal e contábil?

Para ajudar nesta dúvida, iremos lançar uma série de posts, tratando de como a solução fiscal da Synchro interage com os principais ERP’s do mercado, e quais os ganhos que ela trará para sua empresa.

O que é o SAP TDF?

Para começar esta série, vamos falar sobre o SAP TDF.

O SAP ERP é um dos principais sistemas integrados de gestão empresarial transacional, líder nos seguimentos de softwares corporativos.

Para realizar a entrega de obrigações acessórias e gerenciamento de dados fiscais e contábeis no Brasil, a SAP desenvolveu o SAP TDF (Tax Declaration Framework).

O SAP TDF tem como objetivo aumentar a qualidade das informações fiscais e contábeis, além de elevar a produtividade da equipe usuária.

Com o TDF, a organização poderá realizar as diversas obrigações do projeto SPED, assim como o SPED Contábil, SPED Fiscal, e-Social, ECF e EFD Contribuições.

Como funciona o SAP TDF:

O SAP TDF funciona como uma grande central de controle de informações fiscais, provenientes de diversas fontes dentro do ERP.

Por rodar no banco de dados HANA, também da SAP, ele consegue obter um ganho expressivo de performance, o que possibilita um acompanhamento em tempo real dos dados fiscais e garante rastreabilidade das informações.

Oque é o banco de dados SAP HANA?

O banco de dados HANA, faz parte do pacote de software de negócios da SAP. Quando foi criado, o HANA era uma ferramenta destinada a gerenciar dados de armazenamento, porém cresceu para se tornar uma plataforma analítica e de gerenciamento de dados. Hoje, o banco de dados HANA pode funcionar tanto no local quanto na nuvem.

Por se tratar de um banco de dados que roda em memória, a sua velocidade de acesso aos dados é seu principal diferencial. Esta dinâmica possibilitou expandir as possibilidades na análise dos dados empresariais e no caso da contabilidade trouxe tempos de execução muito melhores para a realização das obrigações acessórias fiscais e contábeis.

Nas versões anteriores do software ERP da SAP (SAP ECC), era possível utilizar outros bancos de dados, como Oracle ou SQL Server, sem a necessidade de ser um banco de dados da própria SAP.

a nova versão do SAP, o S/4, foi construído para rodar exclusivamente no HANA.

Com isso o S/4 HANA consegue resolver problemas complexos e gerenciar uma maior quantidade de dados do que o ECC.

Em seus maiores diferenciais, está a possibilidade de realizar uma mudança nos sistemas transacionais que realizem registros para sistemas que utilizem dados em tempo real, de fontes internas e externas.

Desta forma, permite que as organizações possam coletar dados e os utilizem para tomar decisões estratégicas de negócios de forma mais precisa e ágil.

Oportunidades do SAP TDF – Como entregar as Obrigações Acessórias (Federais, Estaduais e Municipais)

Um porém na utilização do SAP TDF como solução fiscal e que, de forma nativa, o TDF não atende todas as obrigações fiscais brasileiras.

Como já falamos em posts anteriores, a realidade tributária do Brasil é única, trazendo um nível de complexidade muito grande no que se refere às obrigações federais, estaduais ou municipais.

Atualmente, o TDF atende ao programa SPED, apenas contando com obrigações federais. Então, as obrigações fora do programa SPED ou destinadas a instâncias estaduais ou municipais não podem ser geradas pelo produto.

Sendo assim, se faz necessário uma solução complementar para que seja possível atender todas as obrigações fiscais brasileiras no SAP.

Como implantar uma solução complementar ao TDF

Existem 3 tipos de arquitetura possíveis para comunicar o SAP com uma solução fiscal complementar.

A solução fiscal poderá ser embarcada no SAP:

Onde tanto a solução fiscal como o ERP SAP, compartilham da mesma base de dados e mesmo ambiente. Neste modelo, existem informações e tabelas especificas para a solução fiscal, mas essas são criadas na mesma base de dados do SAP.

solucao-fiscal-embarcada-no-sap

Apartada do SAP (em ambiente distinto):

Tanto a solução quanto a base de dados da solução fiscal complementar estão em ambientes distintos do ambiente do SAP.

Neste caso as informações necessárias para a apuração dos tributos, devem ser transferidas da base de dados do ERP, para a base de dados da solução fiscal.

Nas soluções fiscais apartadas do SAP, teremos ambientes distintos que não concorrem em recursos de hardware e software.

solucao-apartado-do-sap Solução fiscal construída sobre o TDF:

Em soluções construídas sobre o TDF, bem como em soluções embarcadas, será compartilhado o mesmo ambiente, porém com a construção sobre o TDF, não existe uma base de dados, tabelas ou campos próprios da solução complementar, ela fara uso de uma base de dados mantida pela SAP, o CTR (Central Tax Repository).

O CTR contém todas as informações necessárias para a apuração de tributos e a geração das obrigações acessórias, onde o próprio SAP se encarrega de manter esta base atualizada, espelhando em tempo real cada movimentação da base de dados do SAP.

Obviamente está base também é complementada pela solução fiscal, com informações calculadas ou deduzidas a partir das informações alimentadas pelo ERP, porém respeitando todo o layout do CTR.

solucao-fsical-construida-sobre-tdf

Vantagens de uma solução construída sobre o TDF

Uma solução fiscal construída sobre o TDF possuí inúmeras vantagens em relação a outros tipos de arquitetura, como:

  • Possibilidade de apuração em tempo real;
  • Arquitetura nativa e homologada pela SAP;
  • Não Interferência entre soluções;
  • Consolidação de múltiplos origens;
  • Tecnologia para tratamento de altos volumes;

Veja abaixo este diagrama que explica a forma de funcionamento do SAP TDF, exemplificando como ele se comunica com suas origens de informação:

SAP TDF o que é

Fonte: SAP Blog. Todos os direitos reservados.

Como deixar o TDF ainda melhor?

Synchro4TDF: Automatização fiscal para o TDF da SAP

A Synchro é uma empresa brasileira especialista em soluções fiscais e tributárias, que desenvolveu uma solução complementar ao SAP TDF, chamada Syncro4TDF:

O Syn4TDF tem como objetivo garantir ainda mais segurança ao setor fiscal das empresas, automatizando processos de apuração, geração, validação e entrega das obrigações acessórias e fiscais.

O que é o Synchro4TDF?

O Syn4chroTDF é uma solução fiscal capaz de automatizar a captura e o tratamento de dados para o envio das obrigações fiscais aos órgãos fiscalizadores. Desta forma, o processo é agilizado e a qualidade da informação é garantida, evitando multas para as empresas devido a atrasos ou erros.

Vantagens do Synchro4TDF

Entre os maiores ganhos e performance da adoção do Synchro4TDF na empresa, estão:

  • Possibilidade de validações diárias: O processo do Synchro4TDF permite uma mudança de paradigmas, possibilitando fechamentos e validações diárias e em tempo real.
  • Solução robusta e capaz de processar grandes volumes de dados com rapidez.
  • Permite à empresa visualizar informações tributárias, atividades operacionais e o valor a pagar atualizado em tempo real.
  • Não possui necessidade de integração com a o ERP SAP, pois já é embarcado no TDF (Tax Declaration Framework) da SAP.

A solução traz agilidade e eficiência no processamento de grandes volumes de dados de forma segura e eficaz, eliminando processos manuais repetitivos envolvendo obrigações acessórias e fiscais.

Se sua empresa busca uma solução para otimizar seus processos e reduzir custos com inconsistências nas informações geradas, o Synchro4TDF é a melhor opção.

A GESIF apoia seus clientes implementando a solução fiscal mais adequada para a realidade de cada contribuinte. A equipe da GESIF é especialista em implementar o Synchro4TDF

Depois desta matéria, você ainda tem dúvida se o TDF é a melhor opção para sua empresa?

Entre em contato com a nossa equipe para tirarmos suas dúvidas!

 

Share this post