Proposta pretende criar cadastro digital de pessoas jurídicas acessível a estados es municípios

Aprovada MP que prorroga prazo para empresas automotivas apresentarem projetos de novos produtos para contarem com créditos presumidos do IPI.  

Proposta pretende criar cadastro digital de pessoas jurídicas acessível a estados e municípios

No dia 05 de outubro de 2020, a Câmara dos Deputados noticiou a respeito do Projeto de Lei Complementar 144/20, que determina a criação de um cadastro fiscal digital, que irá unificar as informações de todas as pessoas jurídicas em funcionamento no País.  Este cadastro estará à disposição dos fiscos estaduais e municipais.  

A proposta tramita na Câmara de Deputados.  

Detalhes da Proposta 

De acordo com a proposta, os fiscos deverão usar o cadastro para receber e autenticas a documentação fiscal e contábil que é exigida as pessoas jurídicas, havendo um procedimento uniforme para todo o País.  

Esta apresentação dos documentos ao cadastro digital, dispensará a pessoa jurídica de também entregá-los às secretarias de fazenda estaduais ou municipais, salvo regra em contrário definida em lei local. 

Os autores do texto são os deputados Paulo Ganime (Novo-RJ) e Adriana Ventura (Novo-SP) e altera o Código Tributário NacionalDe acordo com os deputados, o objetivo do projeto é “conferir alguma racionalidade” à burocracia tributária atual, sem interferir na autonomia de estados, municípios e Distrito Federal. 

Os parlamentares afirmaram: “Com essas medidas, daremos mais agilidade e eficiência ao desempenho das funções fiscalizatórias e, ao mesmo tempo, asseguraremos ao bom contribuinte tranquilidade e redução de regras burocráticas injustificáveis”. 

Fonte: Agência Câmara de Notícias. 

 


Acompanhe o blog da GESIF e fique por dentro de notícias e matérias sobre o conteúdo tributário e fiscal.