ICMS no PIS/Cofins não será mais julgado por turma do STF

Foto Decorativa: ICMS no PIS/Cofins não será mais julgado por turma do STF

ICMS no PIS/Cofins não será mais julgado por turma do STF

Visualizar(abrir em uma nova aba)

Exclusão do ICMS no PIS/Cofins não será mais julgado pelo STF.  

A 1ª Turma do STF decidiu que não irá mais julgar recursos sobre a exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins e esperar a conclusão do julgamento pelo Plenário. 

Nunca antes alguma turma havia se manifestado sobre o assunto da exclusão de ICMS no PIS/Cofins, o que deve influenciar as instâncias inferiores. 

O caso de repercussão geral (RE 574706) não recebeu a suspensão da relatora, ministra Cármen Lúcia, e vários julgamentos de primeira instância e segunda instância aplicaram o entendimento do STF. Muitos procedimentos já foram finalizados, porém ainda estão pendentes embargos de declarações apresentados pela Fazenda Nacional.  

Quando surgiu a discussão da Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins 

Definido o mérito em 2017 pelo Plenário do STF, vem sendo aguardado desde então o Julgamento de recurso que pode reduz o impacto aos cofres públicos, estimado em R$ 250 bilhões pela União. 

O julgamento era previsto para ocorrer no dia 1º de abril de 2020, porem precisou ser adiado devido as alterações no cronograma de julgamentos motivados pela pandemia.  

A decisão da 1ª Turma foi dada em processo que envolvia uma atacadista. 

Em 2018, o TRF da 4ª Região, que abrange a região Sul do país, aplicou o precedente do STF ao caso, mas o limitou até 2015, quando entrou em vigor a Lei nº 12.973, de 2014, a partir da qual a base do PIS e da Cofins passou a ser a receita bruta.  

Primeiro caso a tratar da exclusão do ICMS do PIS/Cofins

Na ocasião a atacadista recorreu ao STF, que agora decidiu aguardar o julgamento dos embargos de declaração. 

Para o relator da ação, é prudente esperar o pronunciamento do Plenário. 

Ele citou em seu voto , a decisão monocrática, proferida por ele em agosto de 2019. Seu voto foi seguido à unanimidade pela 1ª Turma em julgamento virtual encerrado na sexta-feira. 

Impactos da decisão sobre os processos em aberto 

Segundo a Fazenda Nacional, a depender da decisão do STF no recurso, terão que entrar com várias ações rescisórias para alterar processos que já transitaram em julgado sem considerar pontos que o STF ainda decidirá. 

A PGFN já solicitou o a interrupção do andamento das ações sobre o tema no país. 

Em seu último pedido feito à relatora, A PGNF alegou que a aplicação da tese vencedora ainda demanda definições “essenciais” sobre os critérios de cálculo. 

Além da modulação da decisão (limite temporal), a PGFN também pede que a conta seja feita de forma mais favorável à União, considerando o ICMS efetivamente pago e não o declarado em nota fiscal, que é maior. 

De acordo com o órgão, os tribunais têm apresentado soluções “heterogêneas e incongruentes” para a controvérsia.  

Devido a repercussão geral no STF, a PGFN não pode recorrer quando perde em instâncias inferiores. Segundo a procuradoria, tem ocorrido o trânsito em julgado em massa de processos. 

Fonte: Valor Econômico.  


Entre em contato com nosso time de especialistas clicando aqui. 


 

Share this post