Soluções fiscais para o Oracle Cloud ERP

Soluções fiscais para o Oracle Cloud ERP

Soluções fiscais para o Oracle Cloud ERP

Esta será nossa segunda matéria da série de posts sobre os principais ERPs e como interagem com as soluções fiscais no brasil.

Hoje, iremos falar sobre o Oracle Cloud ERP, o ERP em nuvem da Oracle Corporation. Leia nosso post completo e saiba tudo sobre esta solução.

O que é o Oracle ERP Cloud

A Oracle Corporation lançou em 2012 sua solução em nuvem, o Oracle ERP Cloud. Esta solução atende diversas áreas da organização, como financeira, contábil, fiscal, compras e gerenciamento de projetos. Através do Oracle ERP Cloud, é possível adaptar e otimizar processos organizacionais, possibilitando que a organização alcance excelência operacional e aumente sua competitividade.

Oracle-logo

Hoje a Oracle possui mais de 31.500 clientes globalmente que escolheram as soluções Oracle ERP Cloud, sendo globalmente considerada uma das principais provedoras de soluções de ERP em nuvem.

A solução Oracle Cloud ERP hoje ocupa a posição de liderança no Quadrante Mágico da Gartner sobre soluções de gerenciamento financeiro na nuvem para médias e grandes empresas,

miniatura do Quadrante Mágico do Gartner em Cloud Core Financial Management

Fonte: Oracle, adaptado de Gartner (maio 2021)

Isso demonstra o comprometimento da Oracle com sua solução de ERP na nuvem, a qualidade e posição de vanguarda frente aos concorrentes neste tipo de solução.

Mas você consegue compreender o real motivo e importância da discussão sobre termos as soluções de gerenciamento empresarial na nuvem? Vamos entender um pouco mais a seguir.

O que é Computação em nuvem

Como se sabe, a computação em nuvem permite “alugar” recursos de TI. As empresas podem optar por acessar seu poder de computação pela Internet e realizar o pagamento enquanto o utilizam.

Quando uma empresa opta por utilizar recursos em nuvem, sua infraestrutura de TI será armazenada externamente, em um data center mantido pelo provedor de computação em nuvem, como é o caso do Oracle.

Existem três tipos principais de serviços em nuvem, sendo eles: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).

O Oracle Cloud disponibiliza todas as vantagens de um ERP em nuvem, possuindo ainda um marketplace, que se trata de um ecossistema criado dentro da própria nuvem e fornecesse suporte aos usuários.

Oracle Cloud Marketplace

O Oracle Cloud Marketplace é um ponto único, que funciona quase como uma loja on-line, onde os clientes da Oracle que buscam aplicativos de negócios confiáveis e provedores de serviços que ofereçam soluções comerciais exclusivas, que estendam a utilização dos aplicativos Oracle Cloud.

O que é um Oracle ISV?

Quando um cliente Oracle Cloud necessita de uma ferramenta auxiliar e pretende selecionar um fornecedor que seja homologado pela própria Oracle, ele poderá escolher trabalhar com um ISV.

Mas afinal o que é um ISV da Oracle?

Um ISV, ou Independent Software Vendor, nada mais é do que uma empresa com as devidas certificações e homologação por parte da Oracle quanto a sua solução estar em conformidade com os procedimentos e melhores práticas para rodar juntamente com os sistemas Oracle, no caso o ERP Cloud.

Existem alguns requisitos importantes estabelecidos pela Oracle para seus ISVs, que podem ser levados em consideração pela organização quando for optar por uma solução complementar ao Oracle.

Destacam-se:

  • Ser membro Ativo do OPN (Oracle PartnerNetwork), a rede global de parceiros Oracle, onde todos as parcerias homologadas estão inseridas.
  • Implementar ou migrar um NOVO produto ou solução para a OCI (Oracle Cloud Infrastructure) para hospedagem “como serviço”.

Nestes dois pontos podemos observar que a solução do ISV parceiro Oracle já estará preparada para a OCI, estrutura de nuvem da Oracle onde o ERP Cloud se encontra também, assim garantindo integridade das informações entre os sistemas e não demandando esforços adicionais de infraestrutura com nenhuma das duas soluções.

Quais Vantagens de possuir uma solução homologada pela Oracle?

A escolha por um ISV garante para empresa diversas vantagens. Dentre algumas delas, podemos elencar:

  • Segurança das informações transacionadas através de uma integração homologada;
  • Garantia de um ambiente estável dentro da OCI (Oracle Cloud Infrastructure)
  • Tranquilidade no quesito atualização, pois quando o ERP for alterado a integração também acompanhará a evolução.

Existem diversas soluções de mercado que não se enquadram dentro dos requisitos da Oracle para se tornar um ISV e mesmo assim permanecem sendo comercializadas, muitas vezes sem ressaltar este ponto como algo relevante. A Synchro é parceira Oracle há mais de 20 anos, garantindo conformidade de suas Soluções Fiscais com os diversos ERPs Oracle, inclusive o Oracle Cloud.

Oracle ERP Cloud e as obrigações fiscais brasileiras

De acordo com o que vimos, as ferramentas da Oracle permitem que as empresas transformem sua produtividade em diferentes setores, através de suas funcionalidades. Porém, por se tratar de um software de padrão global, o Oracle ERP Cloud encontra algumas dificuldades em lidar com cenários fiscais complexos em alguns países, como é o caso do Brasil.

O Brasil possui uma realidade tributária única, que muitas vezes exige que os sistemas atendam novas obrigações em um curto período, além das constantes mudanças em alíquotas e layouts de obrigações.

Para que seja possível usufruir de todos os benefícios de uma solução Oracle Cloud, conseguindo atender com perfeição todas as obrigações fiscais brasileiras, a melhor escolha é utilizar alguma solução fiscal complementar.

Solução fiscal Synchro

Se você é cliente Oracle Cloud e busca uma solução fiscal robusta para gestão fiscal e tributária da sua empresa, você deve conhecer a solução fiscal da Synchro.

A Synchro, maior provedora nacional de soluções de conformidade tributária e fiscal, membro de nível Gold da Oracle PartnerNetwork (OPN). Sendo assim, a solução fiscal da Synchro é totalmente integrada com a plataforma Oracle cloud Marketplace, permitindo suporte e serviços específicos de infraestrutura Oracle Cloud.

A parceria reconhecida pela Oracle oferece aos clientes a confiança de que o aplicativo do parceiro é suportado pelo Oracle Cloud Infrastructure SLA, permitindo acesso e controle total sobre seus serviços de infraestrutura em nuvem, bem como desempenho consistente.

Synchro-solução-fsical

Quais os impactos para os setores de TI e Fiscal?

Dispor de uma solução fiscal que possua uma integração homologada com o Oracle Cloud resulta em ganhos de performance e produtividade para o setor fiscal.

A equipe fiscal evitará retrabalhos, terá mais segurança das informações além de diminuir a chance de atrasos na prestação de contas ou pagamento de impostos. Além disso, a equipe de TI também será impactada positivamente, não precisando mais se preocupar com atualizações demandadas pela área fiscal, ou necessitando de modificações no sistema para atender obrigações específicas.

Como a GESIF e a Synchro podem tornar o Oracle ERP Cloud ainda melhor

Para que a instalação e a integração entre o Oracle ERP Cloud e uma solução fiscal seja perfeitamente realizada, busque quem entende do assunto. Com a GESIF, você pode contar com uma equipe especializada em implantação de soluções fiscais Synchro e com ampla experiencia com as ferramentas do Oracle Cloud.

A implementação da melhor solução fiscal para a realidade e necessidades da sua organização, é primordial para que sua organização alcance alto despenho e complice.

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre como implementar a melhor solução fiscal para minha empresa.


Acompanhe o blog da GESIF e fique por dentro de notícias e matérias sobre o conteúdo tributário e fiscal.


 

Share this post