Tributos sobre filiais no exterior: Indústrias pedem ao Congresso a revogação da tributação do lucro de filiais no exterior

Indústrias-pedem-ao-Congresso-a-revogação-da-tributação-do-lucro-de-filiais-no-exterior-

Tributos sobre filiais no exterior: Indústrias pedem ao Congresso a revogação da tributação do lucro de filiais no exterior

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) deu início a um movimento no Congresso Nacional para tentar mudar as regras sobre a tributação do lucro das empresas brasileiras que possuem filiais no exterior.

Existem 2 frentes:

A mais audaciosa, quer o fim do imposto, que segundo a entidade, não é cobrado pelas grandes economias mundiais.

A outra frente, no caso de permanência da tributação, defende a ampliação do período para o uso do crédito presumido, de 9%, usado pelas companhias para reduzir o valor a ser pago ao Brasil. Este prazo, que está previsto na Lei nº 12.973 de 2014, se encerra no ano de 2022.

Entenda a discussão:

O intuito da CNI, com o pleito, é que o benefício tenha validade de pelo menos mais uma década e que as regras sejam flexibilizadas. Segundo a entidade, desta forma mais empresas teriam o direito de usar o crédito presumido.

Parlamentares ainda estudam as propostas da CNI, sendo que a segunda proposta está mais adiantada, possuindo inclusive o apoio de um deputado, e poderá ser apresentada como um projeto de lei em breve.

O setor espera uma definição sobre o tema ainda este ano.

Fonte: Valor Econômico.


Acompanhe o blog da GESIF e fique por dentro de notícias e matérias sobre o conteúdo tributário e fiscal.