Governo do Estado do Rio Grande do Sul cria Regime Optativo da ST para 2020 e altera calendário de obrigatoriedade do ajuste.
Empresas com faturamento inferior a RS 78 milhões por ano e contribuintes do Simples Nacional terão o prazo para a adequação às novas regras da Substituição Tributária (ICMS-ST).
Com o objetivo de concretizar a medida, a SEFAZ vai lançar um novo Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST), que será uma alternativa para diversos setores em 2020, além do ROT já disponível para o setor de combustíveis.
Cerca de 200 empresas no estado, que possuem o faturamento acima de R$78 milhões, seguem na obrigatoriedade do ajuste da ST em 2020, o que corresponde a cerca de 200 empresas. Para as demais, cerca de 280 mil empresas, o prazo ficará para 2021, com a adesão ao ROT. Estas empresas poderão aderir ao ROT-ST ou manter a obrigatoriedade, ou seja, restituindo ou complementando as diferenças de ICMS.
O Governador do Estado do RS considera a decisão tomada como sendo a melhor possível, pois leva em consideração debates prévios com a sociedade, entidades civis e parlamentares, além de dar espaço ao empreendedorismo, sem dificultar a vida de quem empreende no Estado.
As mudanças na apuração da ST vigoram desde outubro de 2016, após decisão do STF que abrangia todos os Estados. A norma prevê a restituição ao contribuinte do ICMS-ST pago a maior, quando a base de cálculo presumida do produto for superior ao preço final efetivamente praticado, mas também a complementação ao Estado do valor pago a menor quando a base de cálculo presumida for inferior ao preço final.
Além das novas medidas anunciadas, outras ações foram implementadas no RS, como o Refaz Ajuste-ST, o Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária do Segmento de Combustíveis (ROT-ST), a utilização de créditos oriundos do ajuste da ST entre estabelecimentos da mesma empresa e a revisão de margens de produtos como autopeças, produtos alimentícios, eletrônicos e materiais de construção.
A Receita Estadual segue estudando medidas de simplificação do processo, revisão de margens e PMPF (Preço Médio Ponderado Final) e revisão de produtos da ST.
Oque é ICMS-ST
Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul.
Quer continuar tendo acesso a notícias e materiais sobre conteúdo tributário? Acompanhe nosso blog e baixe os nossos eBooks:
Conexão com o Web Service da EFD-Reinf e revisão do conjunto de versões de protocolos…
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de…
No dia 10 de julho de 2025, o Portal da Nota Fiscal Eletrônica publicou a…
No dia 07 de julho de 2025, o Portal do SPED publicou a versão 3.1.9…
No dia 04 de julho de 2025, o Portal da Reforma Tributária publicou a Tabela…
De acordo com o Portal do SPED, mais de 1,5 milhão de ECDs foram entregues…
This website uses cookies.